Como parar de se preocupar com o que as outras pessoas pensam?

Sentir-se aceito é um desejo quase que universal. Afinal, vivemos melhor em grupo, onde nos encaixar e ter a confiança e o respeito de nossos colegas são as medidas de sucesso. A necessidade de pertencer está em nosso DNA.

Mas, às vezes, essa necessidade se torna o centro das nossas atenções e a opinião dos outros assume mais importância do que o que pensamos sobre nós mesmos.

Podemos analisar cada aspecto e palavra que aparece afim de encontrar indícios de aprovação ou rejeição das pessoas ao nosso redor. Alguém que passa no corredor sem dizer um “oi!” pode nos deixar desconcertados e convencidos de que o outro “não vai com a nossa cara“. Podemos estar sempre colocando os outros em primeiro lugar, o que nos deixa vulneráveis a pessoas interessadas em nos usar enquanto perseguimos seus elogios. Podemos nos sobrecarregar tentando ser legais, esforçados, atraentes ou bem-sucedidos o bastante para nos sentirmos valorizados.

Mas o que há por trás dessa ansiedade de ser amado e por que alguns de nós são muito mais vulneráveis do que outros? 

Em muitos casos, é um tipo de eco do passado. Em algum momento de nossas vidas, algo ou alguém pode ter feito o amor e o afeto parecerem condicionais, algo pelo qual temos que lutar e que não merecemos. Um sentimento de vergonha se desenvolve à medida que inevitavelmente sentimos que ficamos aquém da perfeição.

Existe uma grande diferença entre o esforço saudável para melhorar algo e o desejo da perfeição.

“O esforço saudável tem foco em si mesmo: ‘Como eu posso melhorar?’ O perfeccionismo tem outro enfoque: ‘O que eles vão pensar?’ ”

Talvez seus cuidadores na infância tenham sido emocionalmente distantes, fisicamente ou verbalmente abusivos ou estabeleceram padrões impossíveis. Talvez você tenha sido intimidado na escola. Talvez você tenha se sentido como se nunca fosse bom o suficiente. Ou quem sabe você não consiga identificar uma explicação. Você apenas sabe que se sente inseguro e indigno, e isso o leva a contar com os outros para garantir que você se sinta importante.

Certamente, se preocupar com a opinião dos outros não é uma coisa ruim. Todos nós precisamos de um pouco de consciência de como os outros nos vêem para manter o equilíbrio e a sintonia na forma como afetamos a sociedade. Mas muita preocupação com o que as pessoas pensam pode nos levar a valorizar apenas o que os outros querem de nós, e não o que desejamos e precisamos por nós mesmos. E a ironia é que o que começa como um esforço para garantir nossa felicidade e aceitação pode acabar fazendo o oposto.

Criando uma nova mentalidade

Se você reconhecer que é alguém que está ansioso por ser amado, há etapas que você pode seguir para voltar a um relacionamento mais saudável com os outros e consigo mesmo. 

1. Mantenha perspectiva correta das Coisas.

Dizem que as pessoas se importariam muito menos com o que os outros pensam sobre elas se soubessem o quão pouco eles pensam nelas. E é verdade: todo mundo tem o suficiente para ocupar sua mente. Eles também têm suas próprias inseguranças. Se você está preocupado com a forma como se depara com alguém que acabou de conhecer, lembre-se de que eles provavelmente estão fazendo o mesmo. 

2. Questione seus pensamentos.

Os seres humanos tendem a distorções cognitivas, padrões de pensamento negativo que podem prejudicar seu humor ou comportamento. Por exemplo, podemos esperar sempre pelo pior, prestar atenção apenas nas coisas ruins ou podemos generalizar dizendo que todos os homens não prestam e assim tirar conclusões precipitadas impedindo você de encontrar alguém interessante. Preste atenção aos seus pensamentos e questione-os sempre. Você pode descobrir que o que está te preocupando existe apenas em sua mente. 

3. Esqueça a perfeição.

Pode ser difícil afastar a sensação de que, se você acabou de fazer as coisas direito , você vai ser amado e admirado. Mas essa é uma busca infrutífera, não apenas porque a perfeição é uma ilusão, mas porque o que as pessoas pensam sobre você tem mais a ver com elas do que com você.

4. Conheça a si mesmo.

Do que você realmente gosta? O que você realmente quer? Você está fazendo escolhas sobre sua carreira, relacionamentos e passatempos porque você os quer ou porque eles vão agradar ou impressionar alguém? Permita-se experimentar coisas novas e pensar: “O que eu procuraria ou desfrutaria se não estivesse tão preocupado em ser julgado?” 

5. Encontre sua Tribo

Em algum lugar lá fora, existem pessoas que podem se identificar com você e apreciá-lo por quem você é. Não perca tempo tentando se apegar àqueles que esperam que você concorde com seus desejos e vontades. Cultive a autenticidade e você encontrará aqueles com quem deve estar.

Como o senso de pertencimento só acontece quando apresentamos nosso eu autêntico e imperfeito ao mundo, nosso senso de pertencimento nunca pode ser maior que nosso nível de auto-aceitação”.

6. Permita-se ser vulnerável.

Pode ser aterrorizante ir contra a corrente, falar alto, correr riscos ou enfrentar desaprovação. Mas decida o que é importante para você e confie em si mesmo. Nós não crescemos sempre jogando pelo lado mais seguro; nós crescemos permitindo-nos uma chance de falhar. 

7. Aceite ajuda.

A ansiedade que você sente sobre o que os outros pensam às vezes pode ser superada com um pouco de autoconsciência. Mas, em alguns casos, especialmente para aqueles com problemas subjacentes de trauma ou desamparo, um profissional da saúde mental pode ajudá-lo a chegar à raiz dos seus sentimentos. Permita-se procurar os cuidados de que precisa, em vez de prolongar seu sofrimento. 

8. Seja seu próprio amigo.

É uma realidade difícil, mas você nunca será capaz de fazer todo mundo gostar de você, não importa o que faça. Mas veja o lado positivo: ninguém mais pode fazer isso também. Portanto, aceite as pontadas que inevitavelmente surgirão quando você perceber que não fez uma conexão com alguém e concentre-se em um objetivo que o levará mais longe para ser o tipo de pessoa que você quer ser.

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