Transformando Meninos em Homens

Você já teve períodos em sua vida que se sentiu um menino dentro de um corpo de homem? Não é só você que se sente ou se sentiu assim. Todos nós, em algum momento, nos sentimos meninos diante de alguma situação.

Talvez você já se viu brigando por algo tão insignificante que depois de um tempo nem lembra porque começou. Ou quem sabe, não conseguiu controlar a inveja que sentiu do sucesso profissional de um amigo. Ou ainda, faz birra, quando alguma coisa não acontece como você gostaria.

Todas essas, além de uma infinidade de outras, são características do menino que existe dentro de você.

Está tudo bem, se em algum momento da sua vida, você se comportou como um menino. Mas permanecer assim é um erro que pode lhe custar o emprego, um relacionamento amoroso ou até mesmo sua felicidade.  Ao aprender a viver como uma pessoa madura, você se sentirá mais seguro, resistente e atraente em seus relacionamentos íntimos.

Escrevo aqui cinco formas de pensar que poderão lhe ajudar a amadurecer e deixar para trás as coisas de menino e assumir uma postura de Homem.

 

  1. Dá mentalidade da Vítima à Aceitação de sua própria Responsabilidade

As vítimas sentem que o mundo inteiro está tramando contra elas. Sua vida é uma droga por causa de outras pessoas. Frequentemente, as vítimas são ouvidas proferindo frases do tipo: “Isso sempre acontece comigo”, “Não há nada que eu possa fazer…” ou “Ela simplesmente me deixou!”

Eles estão endividados porque a economia é uma droga. Eles não têm namorada porque as garotas da cidade são esnobes. Eles estão fora de forma porque o parceiro de treino se afastou.

Os homens que vivem com a mentalidade da vítima são exaustivos e ainda não começaram o processo de amadurecimento emocional.

Homens maduros aceitam a responsabilidade por suas vidas. Eles percebem que tudo em suas vidas é consequência das decisões que eles tomaram em algum momento.

Não só é um homem maduro responsável pelos problemas em sua própria vida, ele também assume os problemas das pessoas mais próximas a ele. Assim como um antigo líder tribal, um homem maduro percebe que seus amigos e parceiros também afetam ele e sua vida … então ele procura amenizar os problemas de todo o seu círculo social.

Sua saúde? Sua responsabilidade. Sua situação financeira? Sua responsabilidade. O estado da sua vida amorosa? Você adivinhou … também é sua responsabilidade.

Quando você se encontra preso em qualquer situação, você deve se perguntar “Como minhas decisões me levaram onde estou hoje?”, Seguido de “O que posso fazer para tornar essa situação melhor?”

  1. De um Sujeito Passivo à um Sujeito Decisivo

Quando você é um menino, a maioria das coisas que afetam a sua vida são decididas por outras pessoas. Decisões sobre sua roupa, comida e como você passará o dia são feitas em grande parte por seus pais.

Mesmo se você tivesse a chance de fazer escolhas, você não tem muitas preferências quando se é um menino, porque ainda não teve a oportunidade de experimentar grande parte das possibilidades que a vida oferece.

Para muitos homens, um estilo de vida carente de experiência acaba produzindo um homem indeciso. Homens passivos e imaturos são frequentemente encontrados usando as frases “não sei”, “não me importo” e “você decide”.

Um homem maduro sabe o que ele quer da vida. Ele tem objetivos e intenções e está confiante no caminho que irá tomar. E quando você pergunta o que ele vai fazer no Sábado à noite, ele já tem um plano.

As pessoas gravitam em direção a um homem que pode declarar com confiança suas preferências. Ele toma decisões claras e está confortável em torná-las conhecidas.

Líderes são decisivos. À medida que envelhecem, você recebe muitas janelas de oportunidade para se tornar um líder em sua vida.

É uma janela quando o seu crush lhe pergunta: “ O que você gostaria de fazer hoje à noite? É outra quando o seu chefe lhe pergunta “O que você acha?” numa reunião de diretoria. E quanto mais você atua nesses momentos de liderança potencial, mais momentos lhe será dado.

No reino animal, os líderes de maior status têm mais responsabilidade e também têm mais acesso a recursos.

Se você cresceu com um modelo masculino que evitou tomar decisões ou liderar os outros, você pode sentir um certo incomodo em tomar decisões. Mas a verdade é que as pessoas amam um bom líder. Eles não amam um tirano ou um idiota, mas se você for capaz de tomar boas decisões e tomar decisões em grupo com mais frequência, as pessoas continuarão a buscar orientação.

Se você está com dificuldade de tomar decisões, comece praticando nas pequenas.

Decida que você vai levantar meia hora mais cedo do que o normal amanhã e depois faça isso. Não é negociável. Depois de ter dito que você está fazendo isso, é a lei. A falha na implementação de seus objetivos sempre resultará em perda do seu senso interno de integridade.

Outros exercícios para aumentar a determinação: peça uma refeição em um restaurante com três modificações no seu prato que não estão no cardápio (seja seguro e resista ao impulso de pedir desculpas por isso)  e a próxima vez que você e seus amigos estiverem tentando decidir o que comer ou que filme ver, seja o primeiro a fazer uma sugestão.

  1. De Necessitado à Independente

Você tem necessidades! Você tem necessidades físicas, emocionais e psicológicas que nunca irão embora.

Mas os meninos, em particular, são especialmente impotentes. Eles confiam nos outros para tudo. Para alguns, essa sensação de precisar de alguém para cuidar deles nunca desaparece completamente.

Quando criança, minha avó uma vez me disse: “É melhor você se certificar de cozinhar para si mesmo, senão casará com a primeira mulher que você namorar”.

Homens maduros são independentes. Eles não têm nenhum problema em confiar nos outros quando precisam de ajuda, mas sabem que, não importa o que aconteça, eles serão capazes de cuidar de si mesmos.

E não quero dizer apenas que você sabe tomar banho, se limpar e se vestir. Se você fosse deixado no meio de uma floresta e precisasse encontrar o caminho de casa … ou fosse ameaçado na rua por um assaltante … ou você tivesse que andar trinta quilômetros até a cidade para pegar uma lata de gasolina quando o carro quebrar … se você precisasse trocar o pneu do seu carro… Você tem certeza de que você seria capaz de cuidar de si mesmo?

Para o homem evoluído, a independência vai muito além de simplesmente cuidar de si mesmo… a verdadeira independência vem de saber no íntimo de seu coração que você é um sobrevivente e que você faria o que fosse necessário para continuar prosperando em sua vida.

  1. De um sobrenome à Nome Próprio

Quando somos meninos, não escolhemos o lugar, nem a família em que nascemos. Somos fruto do meio e cuidados por ele.

Recebemos tudo o que precisamos de forma automática em nossas vidas. Sem ter que dar nada em troca, pelo menos é assim que deveria ser.

Se você veio de uma família rica. Bem-sucedida, não há nenhuma contribuição sua nisso.

À medida que o menino amadurece em um homem, ele passa contribuir para agregar valor para à família. Se a família tem um negócio bem-sucedido, o menino esta preocupado em como esse negocio pode servir às suas necessidades. Já o Homem estará preocupado a agregar mais valor à esse negócio já bem estabelecido.

Um Homem não está só interessado em agregar valor a sua família, mas também está atento às necessidades a sua volta.

Quantas vezes você desinteressadamente ajuda os outros em sua vida (não esperando absolutamente nada em troca)?  Com que frequência você contribui com seu tempo ou dinheiro para causas de caridade?

Um homem maduro existe para servir… seus amigos, familiares, entes queridos e a sociedade em geral.

  1. Da Busca por Validação à Autoconfiança

Todos nós precisamos de validação interna e externa. Nós gostamos de definir e atingir metas (o que aumenta a autoestima e nos dá um senso de validação interna), além de receber elogios por nossos sucessos (validação externa)

Mas a sua autoestima ou humor depende do feedback verbalizado de outras pessoas sobre o quão incrível você é? Depende do numero de likes que você recebeu naquela postagem no instagram ou facebook?

A validação externa pode agir como uma droga com alto índice de dependência para meninos. Você vai dizer ou fazer quase qualquer coisa para obter outro reconhecimento, se aprendeu a depender dele. Começa com você pescando elogios sobre algum trabalho importante que você fez, e a próxima coisa que estará fazendo é estar sentado na esquina da rua, implorando para que alguém lhe diga que você é bom o suficiente.

Homens maduros e confiantes são seguros de si. Eles se dão valor porque já são orgulhosos da pessoa que estão se tornando. Eles não precisam de alguém para lhes dizer constantemente “bom menino” porque já sabem que é um membro valioso e de qualidade de sua sociedade.

Eu aposto que você, sendo alguém que está interessado em se desenvolver, às vezes é um pouco duro consigo mesmo. A causa raiz de sua necessidade de validação externa pode ser a de que você está tão ocupado se culpando por não ser tão perfeito quanto gostaria que precisa de alguém para lhe dizer que realmente não é tão ruim quanto se diz.

Gosto de uma frase de Martinho Lutero que diz: “Eu sei que eu não sou quem eu deveria ser, mas também sei que eu não sou quem eu era.” Nós estamos em constante desenvolvimento. Nossa satisfação deve vir não pelo lugar em que estamos indo, mas o qual longe já chegamos.

Para contrariar esta necessidade enquanto constrói a autoestima e a autocompaixão em sua vida, crie o hábito de escrever ocasionalmente todas as coisas que você tem feito ultimamente das quais você se orgulha.

Você prometeu algo desafiador e cumpriu essa promessa? Anote-a. Você atingiu recentemente uma nova meta que estava perseguindo há algum tempo? Registre. Você atingiu uma nova carreira ou um marco financeiro recentemente? Tome nota.

Quanto mais você se der louvor e reconhecimento, menos dependente você estará dos outros para recebê-lo com tanta frequência.

De menino a Homem – Onde você está?

Muitos dos problemas do mundo podem ser rastreados até a masculinidade… especificamente a falta dela.

Não é que a própria masculinidade seja a culpada pelos problemas da sociedade é que os homens que estão governando o mundo não deixaram de ser meninos para se tornar homens maduros.

A verdadeira energia masculina madura quer o que é melhor para a comunidade e para o mundo em geral. A energia imatura de menino é egoísta por natureza. É essa ganância e imaturidade emocional que faz o mundo estagnar em muitos níveis.

Então, o que vai ser?

Você vai viver sua vida como uma vítima presa emocionalmente passiva ou como um criador de possibilidades e seguro de si, cuja intenção principal é ajudar o mundo a crescer e se expandir?

A escolha é sua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s