Você tem medo de seus sentimentos?

Reconhecer e aceitar sentimentos como tristeza, raiva, ansiedade entre outros sentimentos considerados negativos pode ser difícil. De fato, muitos preferem simplesmente ignorá-los. Mas por que fugimos deles? Porque estamos com medo.

Nós aprendemos, desde muito cedo que ter emoções negativas não é algo bom e aceitável. Aprendemos que devemos evita-las a todo o custo

Talvez quando você chorou, seus pais lhe disseram para “engolir o choro”, superar, “virar a página”, quem sabe até lhe dito que “homens não choram”, ou apenas ter dito que você precisava ser forte.

Qualquer que tenha sido a abordagem que usaram, todas elas demonstram que sentimentos negativos não devem ser vivenciados, que são sinônimos de fraqueza e que devem ser evitados.

Provavelmente seus pais ignoravam ou rejeitavam suas próprias emoções ou não as expressassem de maneira saudável e responsável. Isto fez com que você aprendesse desde muito cedo a fazer o mesmo.

Com esse aprendizado enraizado, você pode ter buscado fugir desses sentimentos negativos através do excesso de trabalho, de uma vida social agitada ou até se escondido atrás de vários copos de vinho. Isso pode significar que você não tenha muita pratica em reconhecer e valorizar seus próprios sentimentos. Sem este conhecimento, é muito fácil não confiar que você é capaz de tolerar sentimentos negativos. É muito fácil pensar que diante de tantos sentimentos negativos você irá desmoronar.

Nós também temos medo dos sentimentos negativos porque, como sociedade, vemos essas emoções como fracas. Quando foi a última vez que você viu alguém chorando e pensou em como essa pessoa era forte? Ou ouviu alguém falar sobre sua tristeza abertamente e pensou em como essa pessoa era corajosa? Em vez disso, achamos que alguém que está chorando ou alguém que está chateado não tem controle sobre suas emoções ou sobre si mesmo. Temos até a ousadia de sentir vergonha alheia pela pessoa que expressa seus sentimentos. Porque ficamos envergonhados de assumir nossos sentimentos negativos?

Em vez disso, idolatramos a felicidade e preferimos encobrir qualquer tristeza. Fingimos que está tudo bem porque queremos ser reconhecidos como fortes. Mas vulnerabilidade é a força e sentir nossos sentimentos é vital para nossa saúde e bem-estar. Porque o que quer que seja que estamos fugindo de sentir acabará por encontrar uma maneira de ser conhecido. Seja através de dores de cabeça, tensão ou insônia até graves crises de ansiedade e depressão. Porém, quando reconhecemos e validamos nossos sentimentos, nos fortalecemos. Aprendemos que tudo vai dar certo e aprendemos que temos as ferramentas emocionais necessárias para lidar com as coisas quando algo desconfortável acontece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s