TRAUMA EMOCIONAL – Um guia de como encontrar a cura

Passar por um evento extremamente estressante ou perturbador pode ser devastador. Você pode se sentir impotente e emocionalmente fora de controle. Diante deste cenário dizemos que você está traumatizado. O trauma psicológico pode deixá-lo lutando com emoções perturbadoras, lembranças traumáticas e uma sensação de ansiedade que não desaparece nunca. Também pode fazer com que você se sinta esgotado, desconectado e incapaz de confiar em outras pessoas. Quando coisas ruins acontecem, pode demorar um pouco para superar a dor e se sentir seguro novamente. Meu objetivo aqui é ajudá-lo com algumas estratégias e suporte para acelerar a sua recuperação. Seja se o trauma aconteceu anos atrás ou ontem, acredito que essas estratégias podem lhe ajudar a encontrar o caminho para seguir em frente.

O que é trauma emocional e psicológico?

O trauma emocional e psicológico é o resultado de eventos estressantes que destroem sua sensação de segurança, fazendo com que você se sinta desamparado em um mundo perigoso. As experiências traumáticas envolvem, muitas vezes, uma ameaça à vida ou à segurança, mas qualquer situação que deixe você se sentindo sobrecarregado e isolado pode ser traumática, mesmo que não envolva danos físicos.

Não são os fatos objetivos que determinam se um evento é traumático, mas sua experiência emocional subjetiva do evento. Quanto mais assustado e desamparado você se sentir, mais provável é que você fique traumatizado.

Trauma emocional e psicológico pode ser causado por:

  • Eventos únicos, como acidentes, ferimentos ou ataques violentos, especialmente se foram inesperados ou aconteceram na infância.
  • Estresse contínuo e incessante, como viver em um bairro assolado por crimes, lutando contra uma doença com risco de vida ou eventos traumáticos que ocorrem repetidamente, como intimidação, violência doméstica ou negligência na infância.
  • Causas comumente negligenciadas, como cirurgia (especialmente nos primeiros 3 anos de vida), a morte súbita de alguém próximo, o rompimento de um relacionamento significativo ou uma experiência humilhante ou profundamente decepcionante, especialmente se alguém foi deliberadamente cruel.

Lidar com o trauma de um desastre natural ou causado pelo homem pode apresentar desafios únicos, mesmo se você não estiver diretamente envolvido no evento. Na verdade, embora seja altamente improvável que algum de nós seja vítima direta de um ataque terrorista, um acidente de avião ou um tiroteio em massa, por exemplo, todos somos regularmente bombardeados por imagens horríveis nas redes sociais e fontes de notícias das pessoas que passaram por isso. Vendo essas imagens repetidamente pode sobrecarregar o nosso sistema nervoso e criar estresse traumático.

Relação entre o Trauma na infância e o risco de trauma futuro

Embora eventos traumáticos possam acontecer com qualquer um, é mais provável que você seja traumatizado por um evento se já estiver sob uma forte carga de estresse, tenha sofrido recentemente uma série de perdas ou tenha sido traumatizado antes – especialmente se o trauma anterior ocorreu na infância. O trauma infantil pode resultar de qualquer coisa que perturbe o senso de segurança de uma criança, incluindo:

  • Um ambiente instável ou inseguro
  • Separação dos pais
  • Doença grave
  • Procedimentos médicos invasivos
  • Abuso sexual, físico ou emocional
  • Violência doméstica
  • Negligência parental

Experimentar o trauma na infância pode ter um efeito grave e duradouro. Quando o trauma da infância não é resolvido, uma sensação de medo e desamparo se transfere para a vida adulta, preparando o terreno para mais traumas. No entanto, mesmo que seu trauma tenha acontecido há muitos anos, existem passos que você pode tomar para superar a dor, aprender a confiar e se conectar com os outros novamente e recuperar seu senso de equilíbrio emocional.

Sintomas de trauma psicológico

Todos reagimos de maneiras diferentes ao trauma, experimentando uma ampla gama de reações físicas e emocionais. Não existe um modo “certo” ou “errado” de pensar, sentir ou responder, portanto, não julgue suas próprias reações ou as de outras pessoas.

Suas respostas são reações normais a eventos ANORMAIS.

Sintomas emocionais e psicológicos:

  • Choque, negação ou descrença
  • Confusão, dificuldade de concentração
  • Raiva, irritabilidade, instabilidade de humor
  • Ansiedade e Medo
  • Culpa, vergonha, auto-culpa
  • Isolamento Social
  • Sentindo-se triste ou sem esperança
  • Sentindo-se desconectado ou entorpecido

Sintomas físicos:

  • Insônia ou pesadelos
  • Fadiga
  • Se assusta facilmente
  • Dificuldade de concentração
  • Taquicardia
  • Agitação
  • Dores
  • Tensão muscular

Recuperando-se do trauma

Os sintomas do trauma geralmente duram de alguns dias a alguns meses, desaparecendo gradualmente à medida que você processa o evento perturbador. Mas mesmo quando você está se sentindo melhor, você pode se incomodar de vez em quando com lembranças dolorosas ou emoções – especialmente em resposta a gatilhos como um aniversário do evento ou algo que o lembre do trauma.

Se os seus sintomas de trauma psicológico não aliviarem – ou se eles se tornarem ainda piores – e você achar que é incapaz de sair do evento por um período prolongado de tempo, você pode estar sofrendo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Embora o trauma emocional seja uma resposta normal a um evento perturbador, ele se transforma em TEPT quando o sistema nervoso fica “preso” e você permanece em choque psicológico, incapaz de compreender o que aconteceu ou processar suas emoções.

Quer um evento traumático envolva ou não a morte, você, como sobrevivente, deve lidar com a perda, pelo menos temporariamente, do seu senso de segurança. A reação natural a essa perda é a tristeza. Como as pessoas que perderam um ente querido, você precisa passar por um processo de luto . As dicas a seguir podem ajudá-lo a lidar com a sensação de pesar, curar-se do trauma e seguir em frente com sua vida.

1) Siga em frente

O trauma interrompe o equilíbrio natural do seu corpo, congelando-o em um estado de hiperexcitação e medo. Assim como queimar adrenalina e liberar endorfinas, exercícios e movimentos podem realmente ajudar a reparar o sistema nervoso.

– Tente exercitar-se por 30 minutos ou mais na maioria dos dias. Ou, se for mais fácil, três picos de exercício de 10 minutos por dia podem ser são tão bons quanto. O exercício aeróbico que envolve os braços e as pernas – como caminhar, correr, nadar, jogar basquete ou até dançar – funciona melhor.

– Adicione um elemento de atenção plena. Em vez de se concentrar em seus pensamentos ou se distrair enquanto você se exercita, realmente se concentre em seu corpo e em como ele se sente enquanto se move. Observe a sensação de seus pés batendo no chão, por exemplo, ou o ritmo de sua respiração, ou a sensação de vento em sua pele. Escalada, boxe, musculação ou artes marciais podem tornar isso mais fácil – afinal, você precisa se concentrar nos movimentos do corpo durante essas atividades para evitar lesões.

2) Não se isole

Após um trauma, você pode querer se afastar dos outros, mas o isolamento só piora as coisas. Conectar-se com os outros pessoalmente irá ajudá-lo a se curar, então faça um esforço para manter seus relacionamentos e evite passar muito tempo sozinho.

– Você não precisa falar sobre o trauma. Conectar-se com os outros não significa falar do trauma. Na verdade, para algumas pessoas, isso pode piorar as coisas. Conforto vem de se sentir engajado e aceito pelos outros.

– Peça apoio. Enquanto você não tem que falar sobre o trauma em si, é importante que você tenha alguém para compartilhar seus sentimentos, alguém que escute atentamente sem julgá-lo.

– Participe de atividades sociais, mesmo que você não se sinta assim. Faça coisas “normais” com outras pessoas, coisas que nada têm a ver com a experiência traumática.

– Reconecte-se com velhos amigos. Se você se retirou de relacionamentos que antes eram importantes para você, faça um esforço para se reconectar.

– Junte-se a um grupo de apoio para sobreviventes de trauma. Estar com outras pessoas que estão enfrentando os mesmos problemas pode ajudar a reduzir seu senso de isolamento e ouvir como os outros lidam pode ajudar a inspirá-lo em sua própria recuperação.

– Se envolva em trabalho voluntário. Além de ajudar os outros, o voluntariado pode ser uma ótima maneira de desafiar a sensação de desamparo que muitas vezes acompanha o trauma. Lembre-se de seus pontos fortes e recupere seu senso de poder ajudando os outros.

– Faça novos amigos. Se você mora sozinho ou longe da família e dos amigos, é importante entrar em contato e fazer novos amigos. Faça uma aula ou participe de um clube para conhecer pessoas com interesses semelhantes, conecte-se a uma associação de ex-alunos ou entre em contato com vizinhos ou colegas de trabalho.

3) Controle suas emoções

Não importa o quão agitado, ansioso ou fora de controle você se sinta, é importante saber que você pode mudar seu sistema de excitação e se acalmar. Não só ajudará a aliviar a ansiedade associada ao trauma, mas também gerará um maior senso de controle.

– Respiração consciente. Se você está se sentindo desorientado, confuso ou chateado, uma maneira rápida de se acalmar é através da respiração consciente. Simplesmente conte 60 respirações, concentrando sua atenção em cada expiração.

– Distraia sua mente. Será que uma visão, um cheiro ou um sabor específico faz você se sentir calmo? Ou talvez acariciar um animal ou ouvir música para acalmá-lo rapidamente? Todo mundo responde a sugestões sensoriais de maneira um pouco diferente, então experimente diferentes técnicas de alívio rápido do estresse para encontrar o que funciona melhor para você.

– Mude o foco de sua atenção. Sinta os pés no chão e as costas contra a cadeira. Olhe ao seu redor e escolha seis objetos que tenham vermelho ou azul neles. Observe como sua respiração fica mais profunda e mais calma.

– Permita-se sentir o que sente quando o sente. Reconheça seus sentimentos sobre o trauma à medida que surgirem e os aceite.

4) Cuide da sua saúde

É verdade: ter um corpo saudável pode aumentar sua capacidade de lidar com estresse do trauma.

– Durma bastante. Depois de uma experiência traumática, a preocupação ou o medo podem perturbar seus padrões de sono. Mas a falta de sono de qualidade pode exacerbar os sintomas do trauma e dificultar a manutenção do equilíbrio emocional. Vá dormir e levante-se à mesma hora todos os dias e aponte para 7 a 9 horas de sono por noite.

– Evite álcool e drogas. Seu uso pode piorar seus sintomas de trauma e aumentar os sentimentos de depressão, ansiedade e isolamento.

– Tenha uma dieta bem equilibrada. Comer refeições pequenas e equilibradas ao longo do dia vai ajudá-lo a manter a energia elevada e a minimizar as alterações de humor. Evite alimentos açucarados e frituras e coma muitos alimentos ricos em ômega-3 – como salmão, nozes, soja e sementes de linhaça – para dar um novo impulso ao seu humor.

– Reduzir o estresse. Experimente técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou exercícios de respiração profunda. Programe o tempo para atividades que lhe tragam alegria, como passatempos favoritos.

Quando procurar ajuda profissional para lidar com o trauma

Recuperar-se de um trauma leva tempo e todos se curam ao seu próprio ritmo. Mas se os meses se passaram e seus sintomas não estão diminuindo, você pode precisar de ajuda profissional de um especialista em trauma.

Procure ajuda para traumas se você:

  • Tem problemas para produzir em casa ou no trabalho
  • Sofrer com sentimentos intensos de medo, ansiedade ou depressão
  • Sentir-se incapaz de formar relacionamentos próximos e satisfatórios
  • Experimentar memórias terríveis, pesadelos ou flashbacks do trauma
  • Evitar cada vez mais coisas que lembram o trauma
  • Se sentir emocionalmente entorpecido e desconectado dos outros
  • Estiver usando álcool ou drogas para se sentir melhor

Trabalhar com trauma pode ser assustador, doloroso e potencialmente re-traumatizante, por isto, este processo é melhor feito com a ajuda de um especialista em trauma (psicólogo). Encontrar o psicoterapeuta certo pode levar algum tempo.. Porém, a qualidade do relacionamento com seu psicoterapeuta é fundamental. Escolha um especialista em trauma com o qual você se sinta confortável. Se você não se sentir seguro, respeitado ou entendido, procure por outro psicoterapeuta.

Pergunte a si mesmo:

  • Você se sentiu à vontade para discutir seus problemas com o terapeuta?
  • Você se sentiu como o terapeuta entendeu o que você estava falando?
  • Suas preocupações foram levadas a sério ou foram minimizadas ou descartadas?
  • Você foi tratado com compaixão e respeito?
  • Você acredita que poderia crescer para confiar no terapeuta?

Como Ajudar um amigo a lidar com o trauma

Quando um amigo sofreu um trauma, seu apoio pode ser um fator crucial em sua recuperação.

– Seja paciente e compreensivo. A cura do trauma leva tempo. Seja paciente com o ritmo da recuperação e lembre-se de que a resposta de todos ao trauma é diferente. Não julgue a reação do amigo contra sua própria resposta ou contra qualquer outra pessoa.

– Ofereça suporte prático para ajudar amigo a voltar à rotina normal. Isso pode significar ajuda na coleta de mantimentos ou trabalho doméstico, por exemplo, ou simplesmente estar disponível para conversar ou ouvir.

– Não pressione o seu amigo para conversar, mas esteja disponível se eles quiserem conversar. Alguns sobreviventes de traumas acham difícil falar sobre o que aconteceu. Não obrigue o seu amigo a se abrir, mas deixe que ele saiba que você está lá para ouvir se ele quer conversar, ou se está disponível para apenas sair se não quiser.

– Ajude seu amigo a se socializar e relaxar. Incentive-os a participar de exercícios físicos, procurar amigos e dedicar-se a hobbies e outras atividades que lhes proporcionem prazer. Faça uma aula de fitness em conjunto ou marque um encontro normal com os amigos.

– Não tome os sintomas do trauma como pessoal. Seu amigo pode ficar irritado ou emocionalmente distante. Lembre-se de que isso é resultado do trauma e pode não ter nada a ver com você ou com seu relacionamento.

Ajudando as crianças a lidar com o trauma

Para ajudar a criança a se recuperar do trauma, é importante se comunicar abertamente. Deixe-os saber que é normal sentir medo ou ficar chateado. Seu filho também pode procurar em você dicas sobre como ele deve reagir ao trauma, então deixe-o ver você lidando com os sintomas de uma forma positiva.

Como as crianças reagem ao trauma emocional e psicológico

Algumas reações comuns ao trauma e maneiras de ajudar seu filho a lidar com ele:

  • Regressão. Muitas crianças precisam retornar a um estágio anterior quando se sentiam mais seguras. As crianças mais novas podem molhar a cama ou querer uma mamadeira; crianças mais velhas podem ter medo de ficar sozinhas. É importante ser compreensivo, paciente se o seu filho responder dessa maneira.
  • Pensando que o evento é culpa deles. Crianças menores de 8 anos tendem a pensar que, se algo der errado, a culpa deve ser dele. Certifique-se de que seu filho entenda que ele ou ela não causou o evento.
  • Distúrbios do sono. Algumas crianças têm dificuldade em dormir; outros acordam com frequência ou têm sonhos perturbadores. Dê ao seu filho um bicho de pelúcia, cobertor macio ou lanterna para levar para a cama. Tente passar um tempo extra juntos à noite, fazendo atividades tranquilas ou lendo. Seja paciente. Pode demorar um pouco até que seu filho possa dormir durante a noite novamente.
  • Sentindo-se desamparado. Ser ativo em uma campanha para evitar que um evento aconteça novamente, escrever cartas de agradecimento a pessoas que ajudaram e cuidar de outras pessoas pode trazer um senso de esperança e controle para todos na família.

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