Os opostos se atraem! #sqn

Você já deve ter ouvido falar na expressão “os opostos se atraem”? Se no campo da física esta é uma verdade, no campo dos relacionamentos não! Muitos caem no erro de acreditar que procurar alguém oposto, em termos de personalidade, pode ser um bom negócio. Mas não é.

Como numa corrida de montanha-russa, conhecer o oposto de nossa personalidade pode ser estimulante e emocionante. Quando nos encantamos por alguém diferente de nós mesmos, jogamos a cautela ao vento, nos rebelamos contra nós mesmos e nos sentimos libertos para viver esta relação e cremos que, de fato, os opostos se atraem. A autocrítica desaparece quando você se sente conectado a alguém que possui traços desejados que lhe faltam.

Talvez você seja introvertido e o outro seja extrovertido, ou você nunca foi para a faculdade e o outro já é formado em Direito, ou talvez você seja muito focado no trabalho e o outro seja despreocupado e espontâneo, talvez você tenha uma família muito pequena e o outro uma família extensa e calorosa. Seja o que for que seja tão diferente, essa diferença é inspiradora precisamente porque o afasta do que você não gosta em si e não ter forças ou não consegue mudar. No entanto, a longo prazo, essa carga inicial de excitação perde seu efeito, pois o ressentimento e a distância, decorrentes dessa diferença de personalidade, aumentam gradativamente.

Abaixo coloco 4 razões pelas quais os opostos não se atraem a longo prazo

  1.     Confusão de identidade

Depois que a novidade do novo amor diminui, você pode se sentir bem ao voltar a ser quem você sempre foi. Você quer ficar, ela quer sair, você quer ler, e eles querem conversar. Muitos nessa situação iniciam a tarefa longa e árdua de tentar convencer uma ao outro a ser como o outro. Depois de algum tempo, você pode gastar tanto tempo tentando agradar seu parceiro ou tentando fazer com que ele seja como você, que você não se reconhece mais. Ou talvez você não tenha tido uma identidade tão autêntica e por isto entrou nesse relacionamento. De qualquer forma, pode ser útil dar um passo atrás para entender e aceitar a si mesmo ou descobrir como você realmente é, independente desta relação.

  1. Baixa auto-estima

Toda  racionalização ou explicação que vocÊ faz sobre o porque você e seu parceiro não são tão próximos quanto gostaria ou como você pensou que deveria ser, corrói a sua auto-estima. Depois de algum tempo você se sente como “dando murro em ponta de faca”.

É fácil para as pessoas se culparem e se questionarem sobre o que estão fazendo de errado que está criando esse distanciamento no relacionamento. Na verdade, pode ser que, particularmente,não haja nada de errado com você em si, nem mesmo com seu parceiro. Pode ser apenas que seria difícil esperar que você se sinta à vontade com alguém tão diferente de você.

  1. Falta de algo para Compartilhar

Somos quem somos e, se as diferenças são gritantes, invariavelmente retornamos ao nosso próprio eu. Isso significa que quando seu parceiro quiser ir pular de paraquedas e você preferir relaxar perto de uma lareira, provavelmente irão seguir caminhos distintos. Você faz algo que te agrade, porém se sente solitário e frustrado por não poder repartir isso com seu parceiro. Com o tempo, os casais nesta situação deixam de se divertir juntos e o relacionamento se deteriora. Um componente extremamente importante para o desenvolvimento da intimidade do casal é o de fazer as coisas que vocês gostam juntos, como casal. É a intimidade e o riso compartilhado que mantém os casais conectados a longo prazo.

  1. Construções de Ressentimento:

Quanto mais esta situação prevalecer em seu relacionamento, mais amargo vocês podem se tornar, um para com o outro. A emoção negativa e o ressentimento aumentam o que faz com que as brigas e desentendimentos se tornem cada vez mais presente. Com o tempo, sem saber o que fazer, o casal vivencia o total desapego de um para com o outro e então o casal se desfaz.

Por essas razões, vale a pena pensar se, nos relacionamentos amorosos, os opostos realmente se atraem. Acredito que não.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s