5 Ações para Desenvolver líderes em seu negócio!

Um dos maiores desafios que existem no mundo dos negócios é liderar pessoas. Não são poucos os CEO´s que se preocupam em desenvolver a liderança de seus gestores.  Eles se perguntam por que alguns seus diretores/gerentes não crescem nessa área, sendo que a sua maior responsabilidade é a de liderar pessoas e permitir que o CEO esteja livre para trabalhar mais “no seu negócio” e menos “na sua empresa”.

Quando um CEO está desenvolvendo uma equipe de gestão, há duas opções: selecionar gestores que cresceram no negócio ou contratar gestores externos. Cada um tem seus riscos. Mas é consenso de que desenvolver a liderança na equipe interna é bem mais barato do que contratar externamente.

Neste post coloco algumas sugestões do que fazer para garantir que seus gestores estejam preparados para o sucesso e tenham confiança e competência para dar sua melhor contribuição ao seu negócio.

  1. Defina expectativas claras

Ao definir os papéis que você gostaria que seus gerentes desempenhem, certifique-se de documentar suas expectativas. Considere pensar nelas como as tarefas que você espera do gerente, os relacionamentos que espera que eles gerenciem e os projetos que você espera iniciar. Você pode descrever o que você esperaria ver em cada uma dessas áreas até o final do primeiro mês, o terceiro mês e o sexto mês em uma planilha. Reveja-as mensalmente para rever o seu progresso e reapresentar novamente, se necessário.

Certifique-se de incluir os principais valores e comportamentos. Como você espera que seus gerentes tratem seus clientes, suas equipes e uns aos outros no nível da equipe de gerenciamento? Ser capaz de ser explícito sobre esses comportamentos ajudará os novos gerentes a começar a trabalhar.

  1. Comunicar os fundamentos do seu modelo de negócios

É importante que cada um de seus gerentes entenda os fundamentos do seu modelo de negócios. Onde a empresa ganha dinheiro? O que afeta a linha de margem bruta? Como é um cliente A? Como eles podem afetar os indicadores do balanço patrimonial, como ações, devedores ou trabalhos em andamento, e garantir que eles entendam o fluxo de caixa!

Mesmo que um gerente esteja familiarizado com seu setor, não presuma que eles entendam esses fatores-chave para o sucesso dos negócios. Uma vez que eles entendam, eles serão capazes de tomar decisões de boa qualidade sobre onde gastar seu tempo e como gastar seu dinheiro.

  1. Incentivar uma visão de “toda a empresa”

A maioria de nós cresce nos negócios por meio de uma disciplina específica, como engenharia, contabilidade, administração, etc., portanto, seus gerentes podem ter uma boa compreensão de sua própria disciplina, mas não necessariamente das outras partes do negócio que impulsionam seu mecanismo econômico.

Com força em uma área-chave, é fácil para eles se concentrar apenas em sua própria equipe ou departamento. Os gerentes são frequentemente recompensados ​​por fazer exatamente isso. Se você conseguir que sua equipe de gestores colabore e pense em todo o negócio e assuma a responsabilidade conjunta pelo desempenho de todo o negócio, isso pode melhorar significativamente a tomada de decisões e o desempenho dos negócios.

  1. Definir expectativas de liderança

Espere que seus líderes construam equipes de alto desempenho. Eles precisam definir expectativas claras para sua equipe, motivá-los e envolvê-los. Uma boa comunicação é fundamental para que os funcionários entendam onde eles se encaixam no quadro geral e como podem contribuir melhor para o negócio.

Muitos gerentes tiveram muito pouca exposição a como liderar e gerenciar pessoas, por isso talvez seja necessário considerar algum treinamento de liderança especifico .

  1. Passe tempo com seus gerentes

As equipes de gerentes precisam passar tempo juntas, ter reuniões regulares com agendas claras. Considere se é uma reunião estratégica ou uma reunião operacional e o que você gostaria de alcançar. Revise regularmente a eficácia da reunião e desafie-se a melhorar.

Tenha também alguns eventos informais, já que ser uma equipe de alto desempenho requer conhecer bem uns aos outros.
Por fim, dê feedback regular aos seus gerentes para que eles possam aumentar sua confiança em sua contribuição para o negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s