Anniversary Reaction – Os traumas também comemoram aniversários

O “Anniversary Effect”, às vezes chamado de Anniversary Reaction, é definido como um conjunto único de sentimentos, pensamentos ou memórias inquietantes que ocorrem no aniversário de uma experiência significativa.

Às vezes você pode não ter claro o motivo pelo qual está se sentindo triste, irritado ou ansioso. Uma olhada no calendário e você conecta os pontos do seu estado emocional atual a um evento traumático especifico.  Por exemplo, o aniversário de alguém que não está mais vivo, a data de um acidente, um desastre natural ou um aborto espontâneo, só para citar alguns.

Às vezes, encontrar o Anniversary Effect não é tão fácil porque o evento não tem um dia especifico. Pode ser mais uma experiência sazonal. Por exemplo, o outono lembra quando seu filho foi para a faculdade, ou um dia quente e úmido lembra quando você assinou os papéis do divórcio.

Quando você vive com algum transtorno depressivo, ou tem traços de personalidade melancólica, é preciso perceber a existência de dois calendários. Aquele que controla o tempo, e aquele que armazena experiências emocionais. As Reações de Aniversário indicam que você ainda está trabalhando para superar o trauma de sua experiência – e isso é uma parte normal do processo de cura.

Como enfrentar esses momentos?

1. Certifique-se de ter tempo para olhar para um calendário a cada mês e explorar datas e memórias associadas a esses traumas. Essa estrutura pode ajudar a prepará-lo para a possibilidade de um Anniversary Reaction.

2. A data do aniversário não é o único dia em que você pode se sentir mal. Lembre-se de que dias ou semanas que antecedem uma data de aniversário e até mesmo depois, podem ser difíceis para você.

3. Aniversários de traumas, crises ou desastres públicos recebem significativa cobertura da mídia. Frequentemente, os meios de comunicação reeditam imagens angustiantes. Limite a sua visualização de TV, a leitura de jornais e a visita a sites de notícias da Internet em torno dessas datas.

4. Expresse suas memórias e sentimentos quando um Anniversary Reaction acontece. Você pode fazer isso conversando com um membro da família ou amigo, fazendo um diário, escrevendo um blog ou encontrando maneiras criativas de expressar suas experiências interiores.

5. Certifique-se de cuidar bem de si durante esses momentos. O autocuidado, o apoio e o conforto ajudarão você a se aprofundar ao passar por um trauma.

6. Se você acha que está lutando com o seu trauma, lembre-se de que não está sozinho. Perdas afetam cada um de nós de formas diferentes, por isso não coloque um limite de tempo em sua dor. Se você se sentir sobrecarregado ou não conseguir explorar com sucesso o Anniversary Reaction, considere procurar o conselho de um profissional de saúde mental.

 

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