Como ser reconhecido como um Profissional de Alto Potencial?

Tratar de maneira diferenciada os funcionários que se destacam positivamente é um desafio para grandes empresas. Esses profissionais costumam trazer soluções e conseguem se adaptar facilmente a situações novas – mas também são mais exigentes e inquietos, sempre em busca de melhorias profissionais. São o que algumas empresas chamam de “high potential”.

Promoções, melhores salários, autonomia são alguns dos benefícios que esses profissionais podem receber. Eles ficam sempre no topo da lista quando a empresa pensa em novos líderes. Ser considerado pela empresa como um “High Potential” pode ser muito vantajoso para um crescimento profissional rápido e duradouro.

Porém, nem todas as empresas estão preparadas para reconhecer uma pessoa de alto potencial. Daí a importância do profissional mostrar comportamentos que ajudará a empresa a considera-lo como tal. A pessoa pode até ser um potencial, mas se não mostrar esses comportamentos, a empresa não irá considerá-la um destaque.

Escrevo aqui 4 comportamentos que as pessoas de alto potencial demonstram em seu ambiente de trabalho.

# 1: Altos potenciais têm altos padrões 

Os altos potenciais não estão satisfeitos com o desempenho médio. Eles se esforçam para ser o melhor. Eles também são realistas que a perfeição não é possível, então eles não colocam expectativas irrealistas sobre si mesmos ou sobre os outros. Em vez disso, os altos potenciais vêem os erros como oportunidades para analisar o que deu errado e melhorar.

# 2: Altos Potenciais não negligenciam relacionamentos 

Altos Potenciais não deixam o foco no resultado ofuscar a importância de manter relações comerciais sólidas. Eles reconhecem que, para criar uma influência duradoura, eles precisam ter apoiadores em toda a organização.

Os altos potenciais entendem que isso significa não gastar todos os seus almoços conectados ao computador, concentrados em seu próprio trabalho. Eles encontram tempo para conhecer os outros. Eles almoçam com colegas, para que possam entender suas perspectivas. Eles organizam reuniões de rotina com as principais partes interessadas, para que possam se concentrar em como esses indivíduos medem o sucesso dos programas e o alto potencial que eles supervisionam. Eles também têm reuniões individuais rotineiras com o gerente, para que possam se concentrar em estratégias de alto nível.

# 3: Altos Potenciais são guiados pelo que é melhor para a organização 

Os altos potenciais não estão focados em suas próprias necessidades. Claro, eles têm “ego” suficiente para querer liderar os outros, mas eles não deixam esse ego ultrapassar seus motivos. Eles estão, em primeiro lugar, focados no que é melhor para a organização. Suas ações são guiadas por fazer o que é certo para a organização e seu pessoal – fornecer um serviço ou produto para os outros. Em sua essência, eles acreditam no propósito maior da empresa. Eles não estão lá apenas para o contracheque ou para a próxima promoção.

# 4: Altos Potenciais são aprendizes contínuos

Potenciais altos são aprendizes contínuos naturais. Eles sabem que seu caminho de liderança é uma jornada, não um destino. Eles estão dispostos a:

  • assumir responsabilidades adicionais;
  • aceitar uma posição de coadjuvante para aprender mais sobre a empresa;
  • obter informações de livros, blogs ou vídeos para ampliar seus processos de pensamento;
  • conversar com outras pessoas da empresa para obter uma apreciação das interdependências entre os departamentos.

Atender a essas quatro expectativas criará uma base para ajudá-lo a avançar na liderança. Certamente, elas não são as únicas avaliadas pela organização, mas provavelmente farão com que você seja notado e considerado para futuras funções e alavancar sua carreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s