A CURA QUE VEM PELO ESPELHO

Lidando com problemas de imagem corporal. – Como confrontar sua própria imagem pode reduzir a autocrítica.

O que você vê quando se olha no espelho? A maioria das pessoas veem pelo menos uma parte ou aspecto de sua aparência física que não gostam. A exposição constante de imagens idealizadas do corpo humano perfeito pode nos manter conscientes de nossas deficiências físicas. As revistas voltadas para as mulheres, que defendem o amor-próprio e a aceitação, ainda são frequentemente preenchidas com artigos sobre como conseguir um corpo sexy de verão, um decote maior, barriga negativa, cintura fina, braços tonificados; A lista continua. À luz dessas mensagens onipresentes, não é surpresa vermos um número crescente de pessoas com algum tipo de problemas de imagem corporal.

Esses problemas de imagem corporal variam de um pouco incomodados por uma falha minúscula a uma obsessão por uma parte do corpo que se intromete em todos os momentos de vigília. Para aqueles que sofrem de TDC, Transtorno Disfórmico Corporal, suas falhas físicas (reais ou imaginárias) passam a governar suas vidas. 1% da toda a população de homens e mulheres, experimenta TDC. Um transtorno de saúde mental caracterizado por uma obsessão contínua com uma ou mais partes do corpo, causando sofrimento severo que interfere em seu funcionamento diário. Esse aspecto particular de seu corpo pode ser apenas pouco visível para os outros ou mesmo inexistente.

Pessoas com TDC lidam com sintomas que vão além de um simples desconforto quando se olham no espelho; eles têm uma obsessão sempre presente sobre sua aparência. Existem cinco características principais do TDC que diferenciam o distúrbio de um mero desconforto com a aparência física.

  1. O TDC sofre com uma preocupação persistente com uma determinada parte do corpo (áreas comuns incluem cabelo, pele, nariz, tórax ou estômago). Eles podem freqüentemente focar numa parte específica do corpo por horas e dias a fio.
  2. O defeito acreditado pode ser apenas uma ligeira imperfeição ou completamente invisível e geralmente passa despercebido pelos outros.
  3. A preocupação com a parte do corpo interfere em sua vida diária, porque eles não podem se concentrar em nada além de sua imperfeição percebida.
  4. Sofredores de TDC experimentam ansiedade social e tendem a evitar situações sociais por medo de que outros possam ver sua falha e então ridicularizá-los e rejeitá-los.
  5. Sofredores de TDC realizam comportamentos compulsivos ou repetitivos, como limpeza excessiva, tentativa de camuflar a falha com cosméticos e procurar cirurgias e outras alterações físicas. Esses comportamentos fornecem apenas alívio temporário na melhor das hipóteses.

Os pesquisadores descobriram que os portadores de TDC têm várias dificuldades de processamento visual, pois habitualmente se concentram em um aspecto específico de sua aparência, sua atenção e processamento visual podem se tornar muito fixos e estreitos; eles têm dificuldade em enxergar toda a imagem de si mesmos. Eles também têm dificuldade em reconhecer suas próprias emoções quando olham no espelho. Tem sido sugerido que o TDC pode ser uma defesa perceptual que protege as pessoas contra o sentimento de suas emoções mais vulneráveis e provocadoras de ansiedade.

A terapia de exposição ao espelho envolve pedir aos pacientes que se observem repetidamente e por períodos prolongados em um espelho de corpo inteiro. No início, a própria imagem evoca emoções negativas e pensamentos críticos, e então com exposições repetidas e prolongadas, as reações negativas mudam e diminuem através da habituação – isto é, através da exposição repetida a associação entre sua reação negativa e o aspecto particular de sua aparência desaparece. Olhando diretamente no espelho e descrevendo o que eles veem com um terapeuta – o espelho é usado como uma ferramenta para desafiar sua visão distorcida de si mesmos.

Espelhos também têm sido usados para tratar distorções da imagem corporal de pessoas que sofrem de distúrbios alimentares. Os pacientes com distúrbios alimentares podem se considerar muito gordos quando na verdade são muito magros. Terapeutas e entes queridos são incapazes de convencê-los de que não são gordos – mas eles podem frequentemente chegar a essa percepção por si mesmos com a ajuda de um espelho e de um terapeuta de apoio.

Mesmo para aqueles que não têm sérios problemas de imagem corporal, olhar no espelho ainda pode criar uma pontada de desconforto ou críticas. Pesquisas descobriram que a exposição a um espelho pode reduzir até mesmo essas avaliações autocríticas comuns.

Por exemplo, Hofmann e Heinrichs pediram a estudantes universitários de graduação que registrassem três atributos auto positivos e três negativos, depois de se sentar em frente a um espelho por cinco minutos. Indivíduos com exposição anterior ao espelho mostraram um maior equilíbrio entre autoafirmações positivas e negativas e menos autocríticas do que os participantes sem exposição prévia ao espelho. Ou seja, à medida que as pessoas ganham mais experiência olhando-se no espelho, elas desenvolvem uma visão mais equilibrada de si mesmas.

Assim, embora possa parecer contra intuitivo, a pesquisa sugere que uma das melhores maneiras de lidar com problemas de imagem corporal autocrítica é dar uma boa olhada no espelho.

Referências

Beilharz, F., Castle, DJ, Graça, S., Rossell SL; (2017). Uma revisão sistemática do processamento visual e tratamentos associados no transtorno dismórfico corporal. Acta Psychiatrica Scandinavica , 136: 16-36.

Delinsky SS, Wilson GT. (2006). Espelho de exposição para o tratamento da perturbação da imagem corporal. International Journal of Eating Disorders, 39: 108–116.

Hoffman Hofmann, SG & Heinrichs, N. (2003). Terapia Cognitiva e Pesquisa , 27: 131.

Servián-Franco F, Moreno-Dominguez S, del Paso GAR (2015) Insatisfação Corporal e Exposição ao Espelho: Evidência de uma Dissociação entre o Auto-Relato e as Respostas Fisiológicas em Mulheres Altamente Incapacitadas pelo Corpo. PLoS ONE10 (4): e0122737

Vinai et al. (2015). Implicações Clínicas e Antecedentes Neurofisiológicos da Utilização da Técnica de Auto Espelhamento para Melhorar a Identificação das Experiências Emocionais. Jornal da Terapia Cognitivo-Comportamental Racional-Emotive, 33: 115–133.

Vocks S, Legenbauer T, Wächter A, Wucherer M, Kosfelder J. (2007). O que acontece no curso da exposição corporal? Reações emocionais, cognitivas e fisiológicas para espelhar o confronto em transtornos alimentares. Journal of Psychosomatic Research , 62: 231-239.

Bem, T. et al. (2016). Os benefícios da meditação no espelho. Artigo apresentado na American Psychological Association Convention em Denver, CO.

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