Compaixão e Amizade – 7 maneiras de ajudar um amigo com Depressão

A depressão é uma doença mental que tem se tornado cada vez mais frequente. São grandes as possibilidades de que você conheça alguém que esteja lutando contra esta doença.
Se esta pessoa é próxima, provavelmente você quer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudá-la.
Embora a depressão esteja longe de ser rara, ela ainda é comumente incompreendida. Se você quer ajudar uma pessoa com depressao precisa se certificar de que compreende verdadeiramente a pessoa que esta tentando ajudar.
Para te ajudar, vamos falar de 7 maneiras que realmente podem ajudar uma pessoa com depressão.

1) Evite estereótipos comuns
Coisas como luz solar, ar fresco e uma mentalidade positiva são excelentes, porém estas coisas podem não ser tão fáceis ou suficientes para uma pessoa com depressão. A depressão é uma doença e não um mero sentimento de tristeza. Tratar a depressão como algo leve pode fazer com que o depressivo se sinta menosprezado e sua luta desvalorizada, que é exatamente o aposto do que você quer fazer.

2) Não o trate de forma diferente
Uma das piores coisas que voce pode fazer é mudar a maneira como você trata o depressivo. Deixando de convidá-lo para sair com os amigos, ir em um aniversario ou falar alguma coisa importante porque acredita que ele não iria mesmo ou porque estaria sensível demais para lidar com aquilo, pode fazê-lo sentir-se excluído.
Concentrar-se em sua tristeza o tempo todo só o tornará mais concentrado em sua dor. Fale sobre as mesmas coisas que você sempre fala. Vá para os seus lugares favoritos juntos e mande as mesmas mensagens engraçadas. Você estará passando para ele uma sensação de normalidade em sua vida. O que é muito importante para alguém que esteja se sentindo desanimado.

3) Compreenda que ele pode não querer as mesmas coisas
A depressão pode, de repente, mudar uma pessoa. Ela pode não se sentir mais tão extrovertida como antes. Seu amigo com depressão pode ter tido uma vida bem badalada, porém, agora, ele esta mais confortável em sua casa. Se ele não quer sair, vá até ele. Você pode ter que tomar a iniciativa de ir visitá-lo se ele decidir ficar isolado.

4) Apoie-o nas coisas que amam
As pessoas com depressão às vezes perdem o contato com seus interesses ou passatempos que antigamente os deixavam felizes. A depressão cria algo como uma nuvem que faz com que as alegrias pareçam distantes ou um tanto nebulosas. Se seu amigo amava escrever, dê para ele um presente que o estimule a voltar a fazer isso. Envie-Lhe um pequeno kit de cuidados adaptado a seus hobbies, apenas para que saibam que você estava pensando neles. Se ele ou ela amava cuidar do jardim, se ofereça para ajudá-lo. Pode ser um gesto simples mas será dado na direção certa.

5) Esteja disponível
Deixe seu amigo saber que você estará sempre lá. Mesmo que ele não procure você, pode ser alentador saber que ele têm alguém a quem recorrer se as coisas ficarem mais sombrias e solitárias. Deixe-o saber que pode falar com você sempre que precisar e que você estará disponível para ouvir sem nenhum tipo de julgamento.

6) Não se ofenda
Seu amigo depressivo pode não querer falar ou sair. O pior que você pode fazer é se sentir ofendido ou ser agressivo. Seu amigo pode não entender o porque da sua reação. Eles já estão tentando lidar com seus próprios sentimentos, que não são poucos, e não vão querer se sentir responsáveis pelos seus. Seu amigo pode cancelar planos de vez em quando ou não atender uma chamada telefônica. Apenas respeite o seu tempo.

7) Mantenha-se Saudável
Você não será um bom amigo para as pessoas se não for o melhor para si mesmo. Focar toda a sua energia na depressão de outras pessoas pode levá-lo a uma fadiga de compaixão, que pode levá-lo a sua própria depressão. Lembre-se que você não é um terapeuta. Esteja preparado para indicar alguém habilitado para cuidar do seu amigo. Psicólogo ou Psiquiatra. Ninguém mais tem habilidade para isto.
Amizades verdadeiras podem ajudar muito. Seja paciente e esteja sempre presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s